sábado, 14 de agosto de 2010

“Divulgação da Pesquisa”.

“Divulgação da Pesquisa”.

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod083515/Tur121687/img_upload/atividade_8_dirlene.ppt

“Pesquisa_Projeto”.

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod083515/Tur121687/img_upload/Atividade7_Dirlene.doc“Pesquisa_Projeto”.

Experiência_Sugestões de aulas

Experiência_Sugestões de aulas
http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod083515/Tur121687/img_upload/Atividade5Dirlene.doc

Tecnologia na minha escola

Tecnologia na Minha Escola

Como todos sabemos, nas instituições de ensino existem diversas tecnologias que ajudam no bom funcionamento e no bom aprendizado dos alunos. Seria interessante se houvesse em um determinado portal da Internet, uma listagem das tecnologias existentes nas escolas. Para dar o ponta-pé inicial, segue abaixo uma apresentação em .PPS, com a lista das tecnologias que existem na minha escola.

http://eproinfo.mec.gov.br/modulo/Mod083515/Tur121687/img_upload/atv4dirlene.ppt

Educação e tecnologia

Educação e Tecnologia

O Prof. Dr. Ladislau Dowbor, dá uma entrevista sobre a educação e a tecnologia, onde ele sita o seguinte:

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo.
A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de
conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.”
(Dowbor, L., 2001)


Esse trecho chama a atenção principalmente pelo fato de que o Prof. Dr. Ladislau, levanta uma questão que se nunca foi pensada, foi pensada raramente: o papel da escola na vida do aluno.

Devemos discutir sobre esse assunto, levando em consideração e tendo como base a entrevista que ele deu. Segue abaixo a minha opinião sobre o assunto:

DIRLENE MESSA PRATE

Enviada em May 7 2010 07:45:35:000PM

--------------------------------------------------------------------------------

ADELAIDE APARECIDA BARBOSA May 3 2010 03:19:18:000PM

O assunto tratado pelo Prof. Dr. Ladislau Dowbor é sobre as tecnologias como um modo de transmissão de conhecimento cada vez mais abrangente, pois o mundo muda, as tecnologias avançam e é preciso que haja a interação dos professores e alunos com elas pois nos dias atuais, com o surgimento e evolução da Internet, o conhecimento se tornou muito mais acessível aos alunos e a todas as pessoas que desejarem obtê-lo, e para que essa articulação aconteça, faz-se necessária a melhor capacitação dos professores.

Como diz o Prof. Dr. Ladislau na sua entrevista; no entanto o mundo atual e os seus avanços necessitam de que as escolas sejam mais “articuladora dos diversos espaços do conhecimento".

--------------------------------------------------------------------------------




Concordo com a colega, mas infelizmente existem escolas que não faz questão e que seus professores se atualizem, não incentivam e muito menos exigem isso dos mesmos. Se os professores não correm atrás de sua formação e atualização acabam ficando para trás e, em minha opinião deveria ser diferente, a direção da escola teriam que exigir e principalmente incentivarem seus educadores a serem cada vez melhores, pois todos saem ganhando com isso tanto a escola como os alunos e a sociedade em geral.


Tecnologias nos processos de ensino e aprendizagem


Quem eu sou como professor e aprendiz?

Cursista: Dirlene Messa Prate
Tutora: Vanja Marina Prates e Abreu
Turma: 3ª turma sábado de manhã
Unidade: Unidade I – Tecnologia na sociedade, na via e na escola

Nos tempos modernos mesmo uma professora de educação infantil tem que despertar a curiosidade dos alunos, por isso sempre busco instigar meus alunos, pois eles sabem muitas coisas que até mesmo nos surpreendem, muitos acham que crianças com dois anos de idade não sabem nada, e não precisam e professores qualificados mas sua curiosidade e vontade de aprender supera essa desvantagem e consequentemente isso me incentiva a estar cada vez mais atualizada melhorando minhas habilidades e aprendendo cada vez mais e isto me auxilia em desenvolver uma prática interativa com os alunos visto que eles ainda não estão alfabetizados. Ouço as idéias e experiências dos colegas de trabalho e sempre estamos aprendendo uns com os outros. Sempre que necessário faço mudanças na minha forma de ensinar, porque sempre aprendo novas e melhores formas de ensino, mesmo que essas mudanças não sejam plenamente aceitas ou sofram muitas mudanças. Estudar virou um hábito, sempre lendo e ouvindo e trocando experiências com os colegas e trabalho, procurando manter-me atualizada no que se refere a educação, espero contribuir para que todos venham a ser beneficiados.